NOSSA CIDADE / Cmei Vó Luiza

Breve Biografia de Luiza Schmeichel Pilati

Luiza Schmeichel Pilati (*19/06/1923 – +16/03/2002), a “Vó Luiza” que dá nome ao Cmei, nasceu e faleceu no Turvo/PR. Era a quarta dos onze filhos do pioneiro turvense Augusto Schmeichel (*08/12/1894? Rússia - +24/10/1971) e de Roza (Bail/Bayerl) Konrad Schmeichel (*29/08/1894? – +27/10/1978). Começou a estudar lá pelos 8 anos de idade (1931) na escola que viria a ser a “Escola Isolada de Arvoredo” situada no Arvoredo/Rio do Salto, construída pelo seu pai Augusto, em mutirão com outros moradores da área. Frequentouessa escola junto com sua irmã Ana, tendo sido aluna da senhora Julieta Marins. Para lá iam a pé ou a cavalo no “petiço”, um cavalo pequeno dado pelo seu pai. Nessa escolinha, a pedido da professora, Luiza já "passava a matéria para os colegas", demonstrando sua vocação para o magistério.

Luiza começou a frequentar a escola, mas em função da precariedade e instabilidade dela, aos 15 anos seus pais resolveram encaminhá-la, para o “Colégio Belém”, ou Colégio Nossa Senhora do Belém, em Guarapuava. Estudou no Colégio Belém entre os anos de 1938 e 1940 até completar o equivalente ao ensino fundamental. Ali trabalhava na manutenção diária do Colégioe ajudou a supervisionar a construção de uma das alas.

Concluído o ensino fundamental, voltou para o interior do municípioe começou a lecionar na “Escola Isolada de Arvoredo”, aos 17 anos de idade, pois esse tinha sido o objetivo dela ter estudado em Guarapuava. Nessa escolinha trabalhou com turmas multisseriadasaté o segundo semestre de 1945. A escola, na verdade, erauma sala de aula, frequentada por alunos de diversas idades e séries ou níveis, como se pode ver em documento preservado no acervo da “Casa de Gabriel e Luiza”.

Aos 20 anos de idade, no dia 19 de junho de 1943, casou-se na Igreja São João Batista, em Prudentópolis, com Gabriel Pilati (*05/03/1919 - +16/06/2007), tendo como oficiante o padre coadjutor Francisco Hierzba. Em seguida, veio morar com o esposo numa casa perto da “Escola Isolada de Arvoredo” onde já estava trabalhando. Nessa localidade teve os dois primeiros filhos: Zélia e Orlando.

A partir do final de 1945 Luiza licenciou-se do magistério por alguns meses por razão de saúde. Em 1946, adquiriram um terreno de 16 alqueires do Senhor Benedito Lisboa de Souza (Seu Vivi) e instalaram a residência e uma “casa de secos e molhados” (oficialmente autorizada no início de 1947),

Luíza voltou a lecionar na “Escola Rural Isolada” construída pela comunidade num descampado junto às margens do Rio Turvo, mais ou menos em frente à Serraria da família Rickli.

O casal, em razão da formação familiar de ambos, já trabalhava sempre em prol das comunidades de Turvo, Rio do Salto e Arvoredo, prestando atendimento material, espiritual e na saúde.

Em 1960, Luíza, já com 10 de seus 12 filhos (mais uma adotada), resolveu estudar mais e transferiu-se, então, para Guarapuava, onde realizou o Curso Normal na “Escola Normal Regional” sediada no “Colégio Belém”, em convênio com o Estado. Ao longo de quatro anos ali também exerceu sua função de professora estadual. De volta ao Turvo no final do ano de 1963, reassumiu seu posto de professora nonovo Grupo Escolar, que funcionou por curto tempo no Salão Paroquial da Igreja Católica. Depois de lutar contra um câncer, em 1973, deixou de lecionar por algum tempo. Logo, porém, voltou a exercer sua função até 1978, quando se aposentou depois de 40 anos dedicados ao magistério.

Embora tenha se aposentado, juntamente com seu esposo, nunca deixou o trabalho educativo e assistencial, principalmente na formação humana e religiosa de crianças, jovens e adultos. Na comunidade católica, além de ter sido catequista por mais de 60 anos, participou da implantação de vários movimentos pastorais e assistenciais.

Em novembro de 1996, fraturou o fêmur em razão do câncer que havia voltado. Depois de lutar contra a doença por mais de cinco anos - sempre transmitindo fé e esperança a todos os que dela se aproximassem - faleceu em 16 de março de 2002.


Última Atualização do site:  12/07/2020 13:36:30