Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
comunicacao@turvo.pr.gov.br
Acessibilidade

Profissionalização

Sala do Empreendedor é inaugurada em Turvo

Terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Última Modificação: 11/01/2017 13:30:19 | Visualizada 700 vezes


Ouvir matéria

A prefeitura municipal de Turvo, por meio da Secretaria da Indústria e Comércio e parceria com o Sebrae e Cresol, inaugurou na manhã desta quinta-feira, 10, a Sala do Empreendedor. O município já possui aproximadamente 370 microempreendedores e o espaço vem para auxiliar estas pessoas e outras que queiram abrir o próprio negócio.

 

A iniciativa tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).

 

Além disso, fornece informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada. E também orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI) através de cursos em parceria com o Sebrae e Cresol.

 

Segundo o gestor do Sebrae de Ponta Grossa Marlon Farias, a Sala do Empreendedor tem o objetivo de atender o microempreendedor individual, que é aquele que fatura bruto até R$ 60 mil ao ano. O espaço concretiza o atendimento aos empresários. “Precisamos um local de referencia para o empreendedor. E esta é uma parceria muito grande do Sebrae, prefeitura e Cresol”.

 

Já são cerca de 130 Salas do Empreendedor no Paraná e que vêm trazendo bons resultados onde já atua. É importante ressaltar que o interessado pode procurar o local antes mesmo de abrir o negócio para buscar informações, pois o espaço auxilia o empreendedor do começo ao fim, na documentação, formalização, consultoria gratuita e cursos também gratuitos.

 

O diretor executivo da Cooperativa Cresol, Flavio Marcos, lembra que o microempreendedor individual ainda não tinha um espaço como esse. “Com os parceiros a gente está buscando criar ferramentas que possam apoiar o desenvolvimento deles. O Cresol tem o crédito, o recurso financeiro, mas é mais do que isso que o empreendedor precisa. Precisa de apoio, ajuda no planejamento, na gestão do negócio. Essa sala será muito útil”, garante.

 

Ele afirma que Turvo é um destaque entre os municípios de mesmo porte e ressalta que a Cresol está aprimorando um conjunto de produtos financeiros com condições especiais. “Nós vamos dar um grande apoio, visitar os negócios, atender as pessoas, ajudar a fazer os planejamentos naquilo que o empreendedor precisar”.

 

Quem também participou da inauguração foi o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (Acet), Felipe Alyton Brügge, que afirma que a sala do empreendedor é uma grande conquista par a acidade de Turvo. Ele lembra que esta era uma antiga reivindicação e hoje foi realizada, fortalecendo o empreendedorismo e contribuindo para a geração de empregos.

 

O prefeito de Turvo, Nacir Bruger fala que a Sala do Empreendedor é de grande importância para o município, sendo fruto de uma parceria que trará melhorias para a cidade. Ele citou também a participação de jovens na inauguração, recentemento formados no Grupo de Convivência Jovem. “Essa juventude está com o gás todo para ser o amanhã do nosso município. E com isso mostramos a eles que a possibilidade de se tornar empreendedor é uma realidade. O município oferece o curso, a preparação e também mostra onde tem os recursos e a parceria para tirar todas as dúvidas e montar um pequeno ou grande negocio para a população”.

 

Bruger ressalta que o micro e pequeno empreendedor trazem benefícios não só para eles, mas para o comércio local como um todo, gerando fonte de renda e emprego. “Todos têm a ganhar. Sem contar que os pais não precisam ver os filhos trabalhando fora do nosso município, eles voltam pra casa para trabalhar e desenvolver a renda da família”.

 

Estiveram presentes ainda o vice-prefeito Miguel Petrin, o secretário da Indústria e Comércio, Moizéis Pereira Zeni, o Secretário de Obras, Helio Bueno Oliveira, o diretor de Obras, Valdo Bueno de Matos, o diretor administrativo Celso Kogute, o tutor da Sala do Empreendedor da Regional Centro Mario Agostinho, o agente de desenvolvimento de Palmital, Valdecir Müller, o gestor do Sebrae de Guarapuava Agenos Felipe.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também