Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
Acessibilidade

Novidade na Avaliação Nutricional com alunos

Quinta-feira, 06 de outubro de 2016

Última Modificação: 11/01/2017 13:29:13 | Visualizada 1828 vezes


Ouvir matéria

Em 2015 e agora em 2016 foi realizada a avaliação nutricional com todas as crianças das escolas municipais da cidade e do interior de Turvo, e as notícias são boas. Houve um aumento de 141 alunos avaliados, sendo um total de 1644 crianças.

 

A nutricionista responsável pelo trabalho é Taniclear Betinelli, que fez o comparativo dos dois anos (2015 e 2016) para analisar o que melhorou e quais casos precisam de mais atenção. As faixas analisadas são de desnutrição, risco de desnutrição, peso normal, risco de sobrepeso e sobrepeso/obesidade.

 

“Nós podemos observar que o risco de desnutrição e desnutrição permaneceram os mesmos, mas o risco de sobrepeso e obesidade diminuiu bastante, relativamente. E a quantidade de alunos com peso normal aumentou, o que eu acho que é importante ressaltar, devido à educação nutricional que a gente está fazendo”, afirma a nutricionista.

 

Foi realizada na Escola Municipal Elias Abrahão, nos dois anos, a conscientização das crianças a ter hábitos alimentares mais saudáveis. Segundo ela, também devido ao crescimento das crianças e mais atividade física, as que estavam com o peso acima do ideal voltaram para o peso normal e as crianças que estavam com desnutrição e risco de desnutrição permaneceram em mais ou menos 12% nos dois anos. Já uma das análises mais animadoras é que a quantidade de criança que está com sobrepeso e obesas, diminuiu pela metade.

 

O trabalho realizado em todas as turmas da escola Elias, contou com a apresentação da pirâmide alimentar, mostrando todos os grupos alimentares, a quantidade ideal, a importância de comer frutas e verduras. E como várias crianças acabam contando desse aprendizado em suas casas e até mesmo monitorando isso, é algo que auxilia para uma melhor qualidade de vida não só delas, mas também de toda a família.

 

Com algumas crianças que estavam em casos mais graves de obesidade ou de desnutrição, foi realizado um trabalho mais próximo, pedindo a presença dos pais, para os quais a nutricionista passou uma orientação e um plano alimentar para elas.

 

De acordo com Taniclear, a avaliação nutricional anual continuará sendo realizada em todas as escolas e creches do município de Turvo, “acompanhando principalmente as que estão abaixo do peso e acima do peso, pois eu acho que o fundamental é a educação nutricional das crianças. Elas aprenderem o que é importante comer, a importância da alimentação saudável e a importância da atividade física”.

 

Orientações aos pais

Os pais primeiro têm que conhecer o peso da criança, afirma Taniclear. Muitos pais não sabem quantos quilos que o filho pesa, qual a altura da criança e o peso ideal. Então deve conhecer primeiro o peso da criança, ver se ela está acima ou abaixo do peso, e depois incentivar sempre a comer frutas, verduras, tomar água, trocar o refrigerante pelo suco natural, evitar bolacha recheada, chips, salgadinhos, entre outros.

 

“Outra coisa que eu falo bastante na sala de aula é que as crianças estão muito sedentárias. Elas ficam muito na frente da televisão, do computador, do celular, então a família deve incentivar para que elas brinquem, corram, pulem corda, andem de bicicleta para gastar essa energia”, ressalta.

 

Tabela de comparação de Avaliação Nutricional

 

2015

2016

DESNUTRIÇÃO

104 alunos

6,9%

63 alunos

3,8%

RISCO DE DESNUTRIÇÃO

87 alunos

5,7%

149 alunos

9%

PESO NORMAL

980 alunos

65,2%

1235 alunos

75,1%

RISCO DE SOBREPESO

64 alunos

4,2%

86 alunos

5,2%

SOBREPESO/OBESIDADE

268 alunos

17,8%

111 alunos

6,7%

TOTAL

1503 alunos

1644 alunos

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também