Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
comunicacao@turvo.pr.gov.br
Acessibilidade

Turvense vão para Aparecida do Norte a pé

Sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Última Modificação: 26/01/2018 13:19:48 | Visualizada 2088 vezes


Ouvir matéria

Nesta sexta feira (26) faz uma semana que seis moradores de Turvo estão percorrendo o “Caminho da Fé”, num trecho de 340 quilômetros que liga as cidades de Sertão e Aparecida do Norte.

Os peregrinos Jocinei Andrade, Laertes e Alaor Penteado, Marcia e Emanuele Halma e a professora Nelci saíram de Turvo na última sexta feira (19) e pretendem chegar ao seu destino até a metade da próxima semana. Hoje eles estão na metade do percurso, nas proximidades de Consolação.

“Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, temos que ter fé e pode ter certeza que a vida terá um sabor novo, terá uma bussola que indicara a direção”, este o pensamento que uniu os peregrinos de Turvo e os motivou para a jornada.

O “Caminho da Fé” é uma rota de peregrinação entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, que tem por objetivo chegar ao Santuário de Aparecida do Norte, em Aparecida (SP). O roteiro escolhido pelos turvenses tem 320 quilômetros e a previsão para completar o trajeto será de 12 dias. Emanuele está fazendo o trajeto de bicicleta, enquanto os outros seguem o percurso a pé.

Pelo WhatsApp, eles tem um grupo que comentam a receptividade que têm por todas as cidades que passam. contam.

Um caso que chamou a atenção dos turveneses, ocorreu em Ouro Fino, na cidade que caracterizaram como “a cidade das igrejas barrocas e da estátua do Menino do Porteiro (imortalizado por uma música de Sergio Reis”. Lá, eles foram recepcionados por uma oferenda de frutas, estrategicamente posicionada pelos moradores à sombra de uma árvore.

O que mais tem chamado a atenção dos peregrinos é a confiança que os donos das pousadas têm com as pessoas que passam por estes locais. Segundo eles, tudo é na base da confiança. “Não há controle. Os preços são acessíveis e temos total liberdade para lavar roupa e comer. O pagamento deixamos sobre a mesa, na manhã em que saímos da pousada, sem ninguém fazer a cobrança. Os peregrinos são respeitados”, afirmam.

As caminhadas dos peregrinos são diárias e os trajetos são pré definidos. A saída para os trechos diários ocorre sempre às 05h30.

A previsão é de cheguem a Aparecida do Norte na próxima terça feira (30).

 Galeria de Fotos

 Veja Também