ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Colégio Estadual Indígena Cacique Otávio dos Santos Participará da Etapa Nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Visualizada 57 vezes


Entre os dias 07 e 10 de maio, aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu a Etapa Estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, delegadas dos colégios estaduais Antônio Tupy Pinheiro, Cacique Otávio dos Santos, Evaldo Morski e da Escola Estadual do Campo Joanna Lechiw Thomé, acompanhadas pelas professoras Angelita Kaminski Bonavigo e Rosa Lucimara Ribeiro, apresentaram suas propostas.
O Colégio Estadual Indígena Cacique Otávio dos Santos, representado pela delegada Adriana dos Santos, apresentou o Projeto “Vamos Cuidar da Nossas Nascentes”, que ganhou destaque e foi selecionado para a Etapa Nacional, que acontecerá em Brasília – DF. O objetivo do projeto é valorizar o meio ambiente local, através da preservação das nascentes e da manutenção da qualidade da água, beneficiando de forma direta toda a comunidade. 
 

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.

 Outras Notícias

Última Atualização do site:  15/06/2018 15:33:49