ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Resíduos Sólidos Urbanos. Saneamento, saúde e qualidade de vida.

Terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Visualizada 493 vezes


O município de Turvo possui atualmente diversos serviços para o gerenciamento de resíduos sólidos, os quais são essenciais na promoção de saneamento, saúde pública e proteção ao meio ambiente. Ainda, geram renda às famílias que trabalham com a comercialização dos materiais recicláveis através da associação de catadores.

Dentre os serviços prestados destacamos os seguintes:

  • Coleta convencional do Lixo (orgânico), realizada na área urbana do município e também no Distrito Faxinal da Boa Vista.
  •  Coleta seletiva que atende a sede e comunidades rurais.
  •  Coleta de resíduos perigosos, tóxicos e especiais que ocorre concomitante à coleta seletiva.
  •  Coleta de resíduos do serviço de saúde.

Em consonância com a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com o que preconiza o órgão ambiental competente, o município de Turvo realiza os serviços de coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos.

A destinação dos resíduos pós-coleta se dá de duas formas:

Transbordo: todo o resíduo considerado rejeito coletado em Turvo é carregado em caçambas roll-on, roll-off e destinados para aterro sanitário devidamente licenciado para receber em outro município nosso lixo.

Usina de Triagem e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis: Todos os resíduos provenientes da coleta seletiva são destinados a Central de Tratamento de Resíduos onde a Associação de Catadores Amigos da Natureza separam os materiais recicláveis por Tipo e comercializam para obtenção de sua renda.

Quanto à coleta dos resíduos dos serviços de saúde, esta é realizada por empresa licenciada para a correta destinação deste tipo de material, não sendo permitido o descarte juntamente com os resíduos domésticos.

Acompanhe abaixo um resumo realizado pelo departamento de meio ambiente sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos de Turvo.

Tipo de Coleta

Quantidade média mensal coletada

Destinação.

Coleta Convencional orgânica

100 toneladas

Transbordo

Coleta Seletiva

13 toneladas

Associação de catadores/ reciclagem.

Coleta de resíduos perigos, tóxicos e especiais de Logística Reversa.

1 tonelada

Retorno a Indústria geradora.

Coleta do serviço de saúde

Semanal – variável.

Destinados por empresa credenciada.

 

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Última Atualização do site:  09/04/2020 16:27:16