ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Descarte de Resíduos Veterinários

Terça-feira, 23 de abril de 2019

Visualizada 214 vezes


Durante o dia-a-dia profissional, o médico veterinário lida diretamente com uma infinidade de produtos químicos, biológicos e preparações destinadas à prevenção, diagnóstico, cura ou tratamento de doenças nas diferentes espécies. São exemplos de produtos de uso veterinário os medicamentos, vacinas, antissépticos, desinfetantes e pesticidas, que são facilmente encontrados à venda em todas as casas veterinárias, agropecuárias e cooperativas.

Atualmente na coleta seletiva em nosso município, nos deparamos com casos de descarte de materiais, como seringas, agulhas e restos de medicamentos, junto aos materiais normais da coleta.

Precisamos tomar muito cuidado quanto ao descarte de tais materiais, pois não é permitido seu descarte junto a coleta seletiva, realizada pelo município.

O destino que é dado para as embalagens desses produtos após o uso é de grande importância para garantir a Saúde Única – das pessoas, animais e meio ambiente.  

É de responsabilidade do médico veterinário e do consumidor, evitar o uso indiscriminado de produtos químicos e seguir as recomendações para o descarte ambientalmente adequado conforme a legislação, garantindo a preservação da qualidade do meio ambiente, minimizando os riscos à saúde do trabalhador e da população em geral. (Resolução CONAMA nº 283, de 12 de julho de 2001)

Lembramos ainda que as sobras de produtos, ou medicamentos vencidos devem ser devolvidas para o fabricante, processo conhecido por LOGÍSTICA REVERSA

Portanto, precisamos devolver nossas embalagens, nos locais onde compramos estes produtos.

Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo – (42) 3642-1145.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Última Atualização do site:  18/06/2019 16:59:14