ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias

Terça-feira, 30 de abril de 2019

Visualizada 161 vezes


A Emater de Turvo, em parceria com a Prefeitura Municipal está em processo de execução do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, o qual advém de uma iniciativa do governo do estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). O programa tem como objetivo recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas atuando no manejo do solo e da água dentro de bases conservacionistas.

Em Turvo, está sendo trabalhada a Microbacia denominada Rio Saudade, a qual integra a grande Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí e possui 2.045,30 hectares. Na Microbacia residem agricultores familiares que exploram diversas atividades, sendo a principal fonte de renda dos produtores a bovinocultura de leite. Várias propriedades apresentam  pastagens em solos de baixa fertilidade, com predominância de acidez elevada e baixos teores de fósforo, muitas em início de processo de degradação. Também nota-se o manejo inadequado dos dejetos animais e minas d'água para abastecimento sem proteção. Diante dos problemas levantados junto com os agricultores, as ações no município foram voltadas à orientações quanto ao manejo correto do solo e da água (com orientações quanto ao uso de práticas conservacionistas), correção e adubação do solo (orientações técnicas e aquisição de calcário e adubo fosfatado), destinação adequada de dejetos animais (por meio da aquisição de implementos para aplicação de esterco líquido e sólido e instalação e incentivo ao uso de esterqueiras) e a construção e incentivo ao uso de proteções de fonte. Estas ações visam a recuperação e manutenção das características físico-químicas do solo, prevenção contra a ocorrência de processos erosivos, assoreamento e perda da qualidade da água.

No dia 24 abril de 2019, houve uma reunião na comunidade Saudade Velha que contou com a presença do Prefeito Municipal de Turvo Jerônimo Gadens do Rosário, o Secretário Municipal da Agricultura Flávio Luiz de Oliveira, o Profissional de Extensão Rural da EMATER Tiago Pacheco Stadler e demais técnicos da Prefeitura Municipal, empresas e beneficiários do programa. Nesta reunião, foram entregues aos beneficiários um distribuidor de adubo orgânico líquido e uma calcareadeira e distribuidor de adubo orgânico seco cumprindo com mais uma das etapas previstas no projeto.

A área da Microbacia do Rio Saudade é de grande importância ambiental na região, visto que nela estão inseridas diversas nascentes, rios e córregos, responsáveis pelo abastecimento de água de várias propriedades rurais, necessitando da implementação de ações para melhoria e correção de passivos ambientais da região. O Programa tem foco nas 3 vertentes embasadoras do desenvolvimento rural sustentável, o aspecto econômico, social e ambiental. Com isso, as ações proporcionarão, além dos benefícios ambientais, o aumento da produtividade agrícola e a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. Para tanto, o programa já liberou o valor total de R$ 181.362,32 para a execução das ações propostas.

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Última Atualização do site:  18/06/2019 16:59:14