ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Programa Municipal de Proteção de Fontes

Quinta-feira, 19 de março de 2020

Visualizada 524 vezes


A Prefeitura Municipal de Turvo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e parceria com a Secretaria de Agricultura, desenvolve há alguns anos, o projeto de proteção de fontes denominado “Água Para Beber”. No qual tem como objetivo realizar diversas atividades nas comunidades do interior para proteger as nascentes e fontes de água, com o intuito de melhorar a qualidade da água consumida pelos moradores da região. Conseqüentemente, melhorando a sua qualidade de vida.

Como critério, o projeto visa atender comunidades de baixa renda, e, que cada fonte a ser trabalhada forneça água para no mínimo 5 famílias.

Segundo o Assessor de Meio Ambiente Valdinei de Andradre o processo se dá da seguinte forma: “iniciamos nossos trabalhos com a visita da equipe técnica no local, com duas semanas de antecedência para avaliação da propriedade e conversa com os moradores, deixando as famílias contempladas, responsáveis pelos trabalhos de apoio”. Dentre os trabalhos de apoio estão: a peneiração de toda terra e separação de pedras, levando esses materiais mais próximos de onde serão realizados os trabalhos de proteção de fontes. Feito isso, iniciam-se as atividades.

Dois dias após a conclusão da proteção à fonte, a equipe técnica retorna ao local para fazer a avaliação e ativá-la com as demais ligações que levam a água até as famílias. O IAT (Instituto Água e Terra), também é apoiador do projeto e fornece mudas de árvores nativas para que sejam plantadas próximas às nascentes dos rios.

Para o desenvolvimento deste programa “Água para Beber” as secretarias também contam com o suporte da Vigilância Sanitária Municipal, que fica responsável por coletar a água de cada fonte antes do trabalho de proteção e depois, para analisar a qualidade da água oferecida para o consumo dos moradores.

O último trabalho de proteção de fontes ocorreu no dia 11 de março, em uma nascente na comunidade Faxinal de Baixo, próximo ao Distrito Faxinal da Boa Vista e contou com a contribuição de toda comunidade. Essa fonte, em especial, fornece água para 23 famílias e a nascente possuía ótima qualidade, mas precisava ser protegida para otimizar o seu sistema de distribuição.

Neste domingo (22) também comemoramos o Dia Mundial da Água. Dia dedicado para conscientizar a população sobre a importância da água para sobrevivência além de promover o uso sustentável, sem desperdícios, para que não tenhamos prejuízos futuros causados pela falta desse recurso em nosso planeta. O Dia Mundial da Água é comemorado desde 1993 e a data foi sugerida em uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Última Atualização do site:  05/06/2020 16:48:55