Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
Acessibilidade

Coleta de lixo eletrônico dá início às ações desenvolvidas pelo Departamento de Meio Ambiente, para o mês do Meio Ambiente

Quinta-feira, 02 de junho de 2022

Última Modificação: 02/06/2022 08:15:23 | Visualizada 100 vezes


Ouvir matéria

Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, e o Dia Municipal da Araucária, celebrado no dia 05 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente, Engenharia e Urbanismo, programou diversas ações em prol da preservação do nosso planeta, e a coleta de lixo eletrônico é a primeira delas. 

O Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos da Natureza, está lançando a campanha para a coleta de Resíduos Eletrônicos, durante os dias 06 de junho a 10 de junho. É possível entregar o seu lixo eletrônico durante a semana, no Departamento de Meio Ambiente, localizado no Paço Municipal. No dia 07 de junho haverá ponto de coleta na praça municipal 31 de Outubro, na sede do município, e no dia 09 de junho a coleta será no Distrito de Faxinal da Boa vista, com o ponto de coleta na UBS Faxinal da Boa Vista. 

Confira os itens que serão coletados nessa campanha.                        
·      Bateria;
·      Cabos e fios;                                                                                        
·      Calculadoras;                                                                                                           
·      Cameras fotograficas;
·      Carregadores em geral;
·      Celulares;
·      Chuveiros;
·      Computadores/notebooks;
·      Controles;
·      Ferro de passar;
·      Freezer/geladeira;

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública. De acordo com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), cerca de 70% dos metais pesados encontrados em lixões e aterros sanitários controlados são provenientes de equipamentos eletrônicos descartados incorretamente.

Quando descartados em lixos comuns e destinados a aterros sanitários, que não são adequados e preparados para receber esse tipo de material, com o passar do tempo e em contato com a água da chuva, gera o chorume que infiltra no solo, contaminando as águas superficiais e lençóis freáticos.

Os impactos causados pelos resíduos desse lixo podem atingir grandes áreas, pondo em risco a fauna e flora existentes no meio ambiente e tudo ao seu redor. Por esse motivo, o lixo eletrônico é considerado um dos maiores problemas ambientais no mundo.

Todos os rejeitos eletrônicos coletados serão destinados pela Associação de Catadores Amigos da Natureza, que é a responsável por fazer a destinação de todo material reciclável coletado pelo município de Turvo.
Como complemento das ações, será realizado também, a fixação de cartazes nos pontos comerciais da cidade e espaços públicos, sobre a Campanha de Conscientização da Água. No paço municipal, será feito exposições de placas com informações sobre a biodiversidade do município, e a secretaria realizará o plantio de mudas nativas no parque ambiental, que servirão para embelezar e colorir cada vez mais a cidade de Turvo. Ainda no mês de junho, será dado início a campanha de sustentabilidade Adote Uma Caneca, com o objetivo de reduzir o uso de copos descartáveis de plásticos, que além de serem prejudiciais a saúde, causam um impacto negativo em larga escala no meio ambiente, demorando cerca de 250 a 400 anos para se decompor.

 Galeria de Fotos

 Veja Também