Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
Acessibilidade

Associação de produtores rurais recebem 800 toneladas de calcário através de distribuição da Secretaria de Agricultura e Pecuária

Sexta-feira, 22 de julho de 2022

Última Modificação: 26/07/2022 11:53:39 | Visualizada 107 vezes


Ouvir matéria

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Agricultura e Pecuária deu início a uma nova fase do Programa de Correção de Solo, ação que objetiva viabilizar ao pequeno produtor rural, calcário e fósforo para a melhoria da qualidade da terra, atendendo a necessidade de correção e recuperação de solo e pastagem, possibilitando melhorias na produtividade do agricultor e uma maior renda nas pequenas propriedades.

Por meio da aplicação de calcário, que servirá como corretivo de solo, será feita a neutralização de alumínio tóxicos para as plantas, elevando o pH do solo e disponibilizando cálcio e magnésio para as plantas. Essas contribuições melhoram as características químicas do local, proporcionando um aumento da disponibilidade da maioria dos macros e micros nutrientes essenciais para o desenvolvimentos das culturas.

A distribuição do corretivo é feita através das associações dos produtores rurais, onde cada  associação está recebendo 40 toneladas doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária com o transporte subsidiado pela Prefeitura. Sendo 17 associações  e cerca de 70 produtores atendidos. 

Caso o produtor rural possua interesse em participar da distribuição, deve comparecer à associação de sua comunidade ou a mais próxima para solicitar com o presidente responsável, esta é uma forma que a Secretaria encontrou para incentivar o associativismo entre os produtores. Para identificar a quantidade necessária em cada propriedade rural, a Secretaria Municipal solicita a análise do solo da propriedade, realizado pelo produtor. 

Além da distribuição do calcário, ainda no primeiro semestre de 2022 as Associações dos Produtores Rurais receberam uma Plantadeira e duas Carretas para auxiliar no trabalho no campo e o patrolamento de estradas rurais realizado pela Prefeitura.

 Galeria de Fotos

 Veja Também