Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
Acessibilidade

Alunos do 1º ao 3º ano do fundamental passam a ter aula de inglês em Turvo

Quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Última Modificação: 21/09/2022 17:06:05 | Visualizada 119 vezes


Ouvir matéria

“Hello”, “How are you?” e “What is your name”, estão sendo as frases mais repetidas pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de Turvo, que começaram a ter aulas de Inglês, dia 05 de setembro.

Ao todo, 05 escolas da Rede Municipal de Ensino estão recebendo as aulas, sendo elas: Escola Municipal Frida Rickli Naiverth, Escola Municipal Professor Elias Abrahão, Escola Municipal do Campo Saudade Santa Anita, Escola Municipal do Campo Infância Feliz e Escola Municipal João Miguel Maia. 

Estão sendo beneficiados 665 alunos do município, incluindo escolas do Distrito Faxinal da Boa Vista e Comunidades Saudade Santa Anita e Passa Quatro.

O principal objetivo para implantação do Inglês na rede municipal de ensino é proporcionar aos alunos a abertura de novos horizontes e possibilidades através do aprendizado de uma nova língua, contribuindo com a oportunidade para que estes alunos vivenciem contextos e situações inovadoras e únicas. 

Atualmente, a língua inglesa é um dos idiomas mais falados mundialmente, sendo considerada uma língua universal, o aprendizado na infância beneficiará não só os alunos em seu futuro, no sucesso acadêmico e profissional, como também ao sucesso no ensino dos professores, que estão educando as crianças com a idade ideal para o conhecimento de uma segunda língua.   

O plano de ensino do novo idioma faz parte de um projeto piloto, implantado a fim de atingir o 33% de hora atividade dos professores, preenchendo assim a grade curricular dos alunos com mais este componente curricular. Até o momento, 03 professores especializados na área de ensino do idioma, estão ministrando as aulas, que por meio do Processo Seletivo Simplificado, começaram a integrar a rede de educadores do município. 

 

 

E para os mais velhos?

 

Os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental fazem parte do Projeto Tecnologia na Escola, onde uma vez por semana, possuem aula de robótica, estimulando a colaboração, raciocínio lógico e o pensamento crítico do indivíduo.

Através de recursos lúdicos, o processo de ensino e aprendizagem é enriquecido, viabilizando o desenvolvimento dos alunos em softwares, programação, e os permitindo ter mais familiaridade com as novas tecnologias, além de despertar a paixão pela aprendizagem por meio da resolução de problemas e da contação de histórias, preparando-os para serem pensadores independentes e resilientes.

O Projeto foi implantado no início deste ano (2022), e já foram conquistados 16 kits de robótica, distribuídos entre as escolas municipais. Para ministrar as aulas, os professores receberam formação específica que os auxiliou na implementação do Projeto.

Além das aulas de robótica que servem como incentivo à tecnologia, todos os CMEIS e salas de recurso multifuncionais da Rede Municipal de Ensino, possuem mesas digitais, que auxiliam na alfabetização e letramento dos alunos.

O propósito da implementação da tecnologia nas escolas está em proporcionar novas experiências às crianças, que são o futuro do nosso município.

 

#ods

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também