Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
Acessibilidade

Conheça o Sítio Arqueológico Marrecas, que reúne artefatos históricos de até 10 mil anos de idade

Sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Última Modificação: 11/11/2022 15:59:20 | Visualizada 38 vezes


Ouvir matéria

Conheça o Sítio Arqueológico Marrecas, que abriga diversos achados que contam um pouco da história daqueles que viveram aqui no passado. O local reúne relíquias que são evidências históricas dos povos pré-colombianos na região do Vale do Rio Ivaí, local de passagem do Caminho do Peabiru, e há 30 anos são coletadas por José Bonetti em sua propriedade e arredores, sabiamente guardadas e preservadas.

Dentre as peças, encontram-se objetos de cerâmica Tupi-Guarani, datadas entre 400 e 600 anos atrás, pontas de flecha e outras peças de pedra Itararé-Taquara, com idades estimadas em até 4 mil anos, e o material umbu (projétil feito de pedra para a caça sem perfuração) que pode ter até 10.000 anos.

São peças de muitos formatos e tamanhos que desempenhavam funções como ferramentas de caça, utensílios domésticos e até cuidados estéticos. Entre elas estão as mãos de pilão, cumbucas de pedra, pontas de flecha para diversos animais, pontas de machados, cachimbos de pedra e até mesmo alguns artefatos com minerais não encontrados na região. O fato evidencia a existência de caminhos que interligavam aldeias, usados pelos indígenas como forma de comunicação e sobrevivência.

Conheça um pouco mais sobre essa história neste documentário produzido por Maurício Pilati e Camila Maciel em uma realização da Prefeitura Municipal de Turvo.

 Galeria de Vídeos

 Galeria de Fotos

 Veja Também