Ouvir matéria
Conheça o Sítio Arqueológico Marrecas, que abriga diversos achados que contam um pouco da história daqueles que viveram aqui no passado. O local reúne relíquias que são evidências históricas dos povos pré-colombianos na região do Vale do Rio Ivaí, local de passagem do Caminho do Peabiru, e há 30 anos são coletadas por José Bonetti em sua propriedade e arredores, sabiamente guardadas e preservadas.
Dentre as peças, encontram-se objetos de cerâmica Tupi-Guarani, datadas entre 400 e 600 anos atrás, pontas de flecha e outras peças de pedra Itararé-Taquara, com idades estimadas em até 4 mil anos, e o material umbu (projétil feito de pedra para a caça sem perfuração) que pode ter até 10.000 anos.
São peças de muitos formatos e tamanhos que desempenhavam funções como ferramentas de caça, utensílios domésticos e até cuidados estéticos. Entre elas estão as mãos de pilão, cumbucas de pedra, pontas de flecha para diversos animais, pontas de machados, cachimbos de pedra e até mesmo alguns artefatos com minerais não encontrados na região. O fato evidencia a existência de caminhos que interligavam aldeias, usados pelos indígenas como forma de comunicação e sobrevivência.
Conheça um pouco mais sobre essa história neste documentário produzido por Maurício Pilati e Camila Maciel em uma realização da Prefeitura Municipal de Turvo.
II Copa Turvo Ichigeki de Karatê reúne mais de 200 atletas da região
II Caminhada da Mulher reúne dezenas de participantes em alusão ao Outubro Rosa