Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
| Acessibilidade

Celeiro de ideias com alunos da rede municipal de ensino premia os melhores projetos

Quinta-feira, 08 de dezembro de 2022

Última Modificação: 08/12/2022 08:58:18 | Visualizada 75 vezes


Ouvir matéria

Nesta terça-feira (06), foi realizada através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação a solenidade de entrega das premiações e declarações de participação aos alunos que participaram do Projeto AWAKEN. O evento que ocorreu na Câmara Municipal dos Vereadores, é promovido em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Turvo e a UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

O evento contou com a participação de 62 alunos da rede básica de ensino, os quais foram autores de redações temáticas com a pauta de tecnologia, sustentabilidade e inovação. Os alunos participantes estão na 4 ª série do ensino fundamental, sendo 23 alunos da Escola Municipal Professor Elias Abrahão e 39 da Escola Municipal Frida Rickli Naiverth.

O PROJETO AWAKEN

O Projeto AWAKEN, palavra que em português significa “despertar”, tem como objetivo envolver os jovens e crianças com ideias inovadoras e estimular o desenvolvimento do Município, para que assim, desde a idade escolar já tenham o interesse em participar ativamente da sociedade e que, com suas ideias possam contribuir, apresentando soluções para desafios sociais, tecnológicos, produtivos e outros.

A aplicação do projeto, envolve a sala tecnológica anexada ao Centro de Capacitação, que tem o propósito de ser um celeiro de ideias, com aplicação de trabalhos e atividades que se inserem no âmbito da tecnologia e inovação, valorizando o talento das crianças e estreitando as relações de confiança e participação social das gerações atuais e futuras.

O Celeiro de Ideias consiste em um processo de formação de ideias inovadoras, onde os alunos apresentam suas ideias para seus tutores com o intuito de estruturar seus pensamentos, com a finalidade de melhorar e inovar o ambiente onde vivem.

Após toda mobilização dos estudantes, chegou a hora da grande premiação. O evento de entrega de premiações teve a presença do Prefeito Municipal de Turvo, Jeronimo Gadens do Rosário; presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Josnei Neves; Vice Reitor da UNICENTRO e Coordenador Administrativo do Projeto AWAKEN, Professor Ademir Juracy Fanfa Ribas; Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Tony Luiz Gomes; Coordenador Geral do Projeto e Diretor do Campus Avançado de Pitanga da UNICENTRO, Professor Cleverson Fernando Salache; Coordenador Pedagógico do Projeto, Professor Roge Dias Regiani; Coordenador de Ações do projeto, Professor Alvaro Borges.

Para a premiação, uma comissão avaliadora foi formada por professores, sendo 16 alunos premiados. Dos quais, no turno da manhã o aluno Adam Cristian Brando dos Santos ficou com o primeiro lugar, sendo premiado com uma ALEXA, em 2° David Dutra Alves premiado com uma JBL, em 3° Murilo Correia Almeida também premiado com uma JBL. Já no período da tarde, Ray Miguel Miranda Farias ficou com a primeira colocação, sendo premiado com uma ALEXA, em 2° Julia Canteli Machado premiada com um TABLET, e em 3° Valentina Barbosa Gomes premiada com uma JBL. Todos os alunos que participaram do projeto foram contemplados com um certificado pela UNICENTRO.

A PARTICIPAÇÃO DA UNICENTRO NO PROJETO AWAKEN

Para a execução do projeto, a Prefeitura Municipal de Turvo contou com o apoio da Instituição Pública de Ensino Superior UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

Como o município é um ambiente favorável para ações de inovação, bem como estar dentro do raio de abrangência da UNICENTRO, o Projeto AWAKEN teve o apoio da Universidade para o desenvolvimento, assim como o fornecimento de prêmios aos estudantes que participaram do projeto.

 Galeria de Fotos

 Veja Também